sábado, 28 de abril de 2012

Características de um bom texto

(Observação: antes de ler este texto, saiba o que é texto dissertativo-argumentativo, tese e argumento.)

Palavra texto vem do latim textum que significa tecido. Mas o que é tecido? Dê uma olhada na roupa que você está usando agora. É claro que não é tão fácil notar, mas trata-se de um entrelaçamento de linhas. As linhas são entrelaçadas de modo que, no final, obtém-se o tecido. A mesma coisa acontece com o texto. As palavras, orações, períodos e parágrafos são unidos objetivando a criação do texto. Mas, e se as linhas não estiverem bem ligadas? Certamente o textum não será de qualidade. Dessa forma, algumas regras devem ser seguidas para que o resultado final (o texto) seja otimizado.

Correção

A primeira e principal característica de um bom texto é a CORREÇÃO. Escrever com correção é escrever observando as regras da norma culta; Ou seja, não trocar mau por mal, por exemplo. Escrever excessão em vez de exceção é um gravíssimo erro cometido contra a correção. 
A correção não se limita a ortografia ou ao nível da palavra. A correção deve ser observada no emprego adequado das palavras. Sendo assim, não basta apenas saber escrever as palavras corretamente, elas devem ser empregadas corretamente na criação do texto. Nesse aspecto, esta pergunta, por exemplo, é pertinente: quando eu devo empregar por que, porque, porquê ou por quê? Ou ainda: como devo usar os termos em vez de e ao invés de ; de encontro a e ao encontro de. Para escrever com correção, estude: ortografia, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação.

Clareza

Leia o trecho: "Eu vi ela não. Não sei se ela foi para o hospital da cidade o da vila está lotado." Você conseguiu entender o que foi expresso no texto acima? Eu também não. Falta clareza. Por quê? As regras da norma culta não foram obedecidas.
Para que um texto tenha clareza, além da obediência à CORREÇÃO, é preciso que as ideias obedeçam uma determinada lógica.
Assim, escreve-se: "Eu não a vi. Não sei se ela foi ao hospital da vila ou ao da cidade. Talvez tenha ido a esse, já que aquele está lotado."
Além disso, deve-se evitar a ambiguidade. Esse é um defeito que caracteriza-se pelo duplo sentido. Leia o trecho:

"Casal procura filho sequestrado pela internet."

O quê se entende com essa frase? A internet sequestrou o filho do casal ou a internet serve ao casal como meio de procura do filho sequestrado?
O que deve ser feito para eliminar problemas como esse? Geralmente, a ambiguidade é resultado da má colocação do adjunto adverbial, nesse caso "pela internet". Assim, antecipa-se o termo:

"Pela internet, casal procura filho sequestrado."

Concisão

Ser conciso é não ficar "enchendo linguiça". É apresentar uma ideia em poucas palavras.
Compare os dois textos:

"Eu não a vi. Não sei se ela foi ao hospital da vila ou ao hospital da cidade. Talvez tenha ido ao hospital da  cidade, já que o hospital da vila está lotado." 

"Eu não a vi. Não sei se ela foi ao hospital da vila ou ao da cidade. Talvez tenha ido a esse, já que aquele está lotado."

Os dois trechos apresentam a mesma ideia; entretanto, um é conciso e outro não. A concisão pode ser obtida pela elipse (omissão de palavras), utilização de pronomes em substituição ao substantivo, dentre outros recursos.

Coerência

Ser coerente é não se desmentir. O exemplo que mais uso é o seguinte: 
"No primeiro dia de aula, ao chegar na sala, digo aos meus alunos que não gosto de brincadeiras, conversas e algazarras nas minhas aulas. No segundo dia, já chego brincando e contando piadas." 
Ora, se eu fizer isso estou sendo incoerente. Primeiro digo algo; depois, ajo de modo totalmente diferente ao que expus. 
Assim, ao escolher a tese que será defendida pelo texto, o autor deverá escrever todo texto defendendo essa tese. Se, por exemplo, o autor, no inicio do texto, propõe defender a tese de que o aborto deve ser legalizado, então ele deverá desenvolver e concluir o texto seguindo essa lógica.

Coesão

Essa característica é a que mais se aproxima com a ideia de Textum. A coesão textual é a conexão entre os elementos ou partes do texto. Entre os recursos de coesão existentes, cito a sinonímia, a referência (pronominalização), a elipse e a utilização de conectores.
Assim, um texto coeso é um texto em que as palavras, períodos e parágrafos estão ligados uns aos outros por uma ordenação lógica e por meio de recursos de conexão. Ao iniciar um parágrafo, por exemplo, é importante que o autor acrescente um conector (conjunção) que o ligue ao parágrafo anterior. Exemplos de conectores que podem ser utilizados: e, além disso, porque, mas, ou, conforme, para, entretanto, contudo, portanto, assim, quando, enquanto, depois de etc.

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